sábado, 6 de novembro de 2010

O Grande Iniciador de Histórias X A Grande Finalizadora de Sonhos!

No princípio.... Gênesis... Inícios... Começos... Sempre precisamos deles; novos começos, re-começos, re-avaliações dos rumos de nossa caminhada e possíveis novos rumos, novos caminhos, para se alcançar os mesmos objetivos ou, mesmo, novos objetivos!

Todos temos uma gênesi - uma história que se inicia num determinado tempo; somos "seres cronológicos", não podemos fugir da História; estamos presos dentro dela.

Somente Deus, o grande e inigualável Iniciador de tudo e todos, está acima da História. Mas, mesmo sendo o Senhor desta História, revelou-se a nós assim, historicamente, de forma imanente, ainda que, com isso, jamais deixou sua transcendência única e majestosamente radiante... Deus se inseriu na caminhada histórica da humanidade de forma dramática através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Seu unigênito Filho!

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram" - João 1.1-5.

Nossa história só terá sentido a partir, portanto, de um novo início ou re-começo histórico-transcendental; isto é, somente a partir de uma intervenção dentro do nosso "cronos", nosso tempo, nossa caminhada existêncial, intervênção esta feita por Aquele que está além da História, mas mesmo assim, nos amou tanto que não permitiu-se ficar distante de nós, fora de nossa vista, longe do estender de nossas mãos quando, em determinados momentos da nossa vida, sentimo-nos como que sem esperança e pensamos

- Chegou o fim da minha história. Não há mais para onde caminhar. Minha esperança, meus sonhos, minha vida acabou!

É justamente aí que o bendito Iniciador vem e nos mostra que sempre deve existir esperança.

Porque Ele mesmo nos mostrou isso quando todos pensavam que sua História entre nós havia acabado! Quando chegou o momento da cruz, uma cruz que foi cravada na História da humanidade, que mudou esta mesma humanidade e determinou um novo início, apontando para um novo e glorioso fim!

AC... DC... Assim deve ser com nossa História de vida também: antes de Cristo, depois de Cristo - o que venceu a grande finalizadora de sonhos e esperanças, conhecida como morte.

"A morte foi destruída pela vitória. onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" - 1a Coríntios 15.54b-55

Todos podemos e precisamos de um re-começo. Um homem, chamando Nicodemos, encontrou-se com Jesus certa vez. Tinha muitas dúvidas, muitas questões, algo o incomodava. Foi se encontrar com Jesus de noite... E Jesus lhe dissse: "Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo" - João 3.7.

Nicodemos precisava de um novo início, na perspectiva de Deus, para poder ter uma nova história e chegar a um novo fim - voltar a acreditar, a ter esperança, a ter sonhos!

Você pode ter esperança, você pode ter sonhos, sua história está longe de acabar...

Desde que você possa ter um novo começo; uma genese nova, um novo nascimento a partir da entrega da sua vida nas mãos daquele que pode fazer novas todas as coisas: Jesus Cristo!

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" - 2a Coríntios 5.17.

Lembre-se, sempre pode haver um novo fim, porque em Cristo, o Senhor, o Grande transformador de Histórias de vidas sem sentido, sempre poderá existir novo começo, para uma nova e abençoada vida!

"Pela Coroa Real do Salvador!"

Rev. Marcos Paulo

Nenhum comentário: